quarta-feira, 18 de abril de 2012

Viajando e aprendendo: resolvendo a equação Bruxelas dentro de mim

Atomium.
A sensação que tive ao chegar em Bruxelas é a de que estava despreparada. Até certo ponto, era verdade. Havia visitado o site oficial de turismo da cidade, imprimi umas sugestões de passeio, vi que a cidade era linda, mas não consegui ter uma noção mais específica de onde estavam as atrações turísticas. Não ajudou muito o fato de que chegamos por trem na estação Bruxelles-Midi, e seus arredores e os do hotel onde ficamos não eram nada glamourosos. Aliás, Bruxelas foi a cidade que mais me evidenciou a crise que se instala na Europa. Desanimei.

Eis que o outro dia nasceu, conseguimos chegar ao centro histórico, fizemos um tour naqueles ônibus hop on hop off (eles saem da estação Bruxelles Central Station, pertinho da Grand Place), e as coisas melhoraram consideravelmente, tanto que Bruxelas se tornou a grande surpresa da viagem para mim. Adorei caminhar pelos seus parques e ruas, por mais que ainda nos perdêssemos de vez em quando no labirinto que era o centro histórico, rs.

Guardo somente uma dica preciosa sobre os chocolates belgas. Ao entrarmos em uma loja de suplementos alimentares (afinal, atletas viajavam conosco ;o)), o atendente nos viu com sacolas da Godiva. Ele nos disse que os belgas gostam mesmo é dos chocolates da Neuhaus e nos garantiu que eram os melhores. Por outro lado, recomendou que ficássemos longe dos doces da loja Leonidas - "blaaaaaaargh".


Na Grand Place. Muito, muito linda essa praça.

Catedral de St. Michel e St. Gudule. ADORO essa foto!

Manneken Pis. O L. deu outro nome pra ele, mas é ligeiramente inadequado escrever aqui, rs.

Parque de Bruxelas. Três tentativas para tirar essa foto. Não consegui aparecer bem em nenhuma!

No Pavilhão Chinês.

Torre Japonesa.

Esse parque é lindo, mas não sei o nome. Passeamos por ele enquanto procurávamos o Pavilhão Chinês e a Torre Japonesa.

Quem disse que lembro o nome desse monumento? Um dos meus preferidos, no entanto.
E é isso. Quanto à hospedagem, penso que o melhor para o turista é tentar ficar perto da Grand Place. A noite ferve por lá. Vi hotéis Ibis e Best Western por perto. O valor custo-benefício deve compensar.

Nenhum comentário: